×

A influência dos avós na vida dos netos

Postado por Benestar Odonto em 26/jul/2023 - Sem Comentários

Com o aumento da longevidade humana, é cada vez mais comum famílias com três gerações convivendo juntas. Desde os anos 80, os avós têm recebido mais atenção na sociedade e na família e muitas vezes tornam-se parceiros na educação geral dos netos.

Quando moram perto, os avós são uma das principais redes de apoio para mães e pais no cuidado com as crianças. É para a casa da avó que elas vão quando não têm aula, no fim de semana, ou sempre que precisar.

A convivência com os avós vai além do carinho que é compartilhado. As crianças que passam tempo com seus avós têm a oportunidade de conhecer a história da família e, consequentemente, a sua própria história.

Ao conviver com os avós, as crianças conseguem enxergar os pais não apenas como adultos, mas também como filhos de alguém. Isso contribui para a construção de um senso de pertencimento que é fundamental para nós. Como seres humanos, buscamos uma conexão com algo maior e essa proximidade com os avós ajuda a compreender quem somos e de onde viemos. Essa experiência não apenas impacta a infância, mas também a vida adulta, quando cada indivíduo decide quais valores familiares deseja manter e quais padrões quer romper, a fim de evitar que se repitam nas próximas gerações.

Já sabemos que crianças são “esponjas” e estão propensas a absorver todas as informações que estão ao seu redor. Dentre elas estão os hábitos adquiridos durante a vivência familiar.

As decisões diárias relacionadas à alimentação, educação e saúde são de extrema importância para o bem-estar e desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, os avós desempenham um papel importante ao cuidar da saúde bucal e geral das crianças.

As crenças culturais dos avós podem influenciar significativamente a saúde bucal dos pequenos. Os significados atribuídos aos diferentes alimentos, os rituais à mesa, a forma de preparo, o número de refeições diárias e os horários da alimentação são aspectos importantes, A dieta alimentar (em cada faixa etária da criança) é fundamental e decisora quando falamos sobre cárie dentária infantil, e isso se torna ainda mais relevante quando analisamos crianças com menos de 2 anos, pois é nessa fase que os hábitos de saúde bucal são estabelecidos e formados por meio dos padrões alimentares, frequentemente ricos em alimentos açucarados.

Esses alimentos, que representam amor e carinho, muitas vezes levam a avós a serem conhecidas como “mães com açúcar” devido à sua cumplicidade com os netos. Ter um diálogo aberto e honesto entre pais e avós é essencial para que a nova geração possa ter a sua introdução ao açúcar de forma gradativa, hábitos de higiene bucal diários e possa ser influenciada positivamente por hábitos que perdurarão por uma vida inteira.

E para os vovôs que estão num dilema – após perder um dente ou mais – em decidir se é chegado o momento de fazer uma prótese dentária, saiba que diferente dos implantes, as próteses são menos invasivas e podem ser totais ou parciais, fixas ou removíveis. Cada caso deve ser avaliado cuidadosamente, para então, o dentista indicar o tipo adequado para a reparação do problema apresentado em cada paciente.

Entre em contato, agende uma avaliação sem compromisso e deixe nossos profissionais cuidarem da saúde do seu sorriso!

Telefone (84) 2020-8777
WhatsApp (84) 98824-5202
E-mail: contato@benestarodonto.com.br
Blog: http:// www.benestarodonto.com.br/
Facebook: benestarodonto
Instagram: @benestarodonto

Nossa missão é fazer você sorrir!
Benestar Odontologia

Créditos: Freepik e Canva

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não perca tempo! Fale conosco e marque sua consulta!